| Pinóquio por Enrico Mazzanti - Florença - 1883 |
A vantagem de nada ler é termos um futuro promissor, por certo!...
Gepeto e Pinóquio podem ensinar os pais e os filhos a lidarem uns com os outros e muitas regras de poupança, sobriedade, humildade e civilidade. No entanto, tirando o boneco de pau muito giro, a História de Collodi como é velha, segue para o lixo pois parece haver videojogos muito melhores em termos de pedagogia. [Mesmo que pinóquio tenha muita coisa a ver a teoria da Iluminação de St. Agostinho].Mas já agora, também O tal Santo, no seu diálogo sobre a felicidade também tratava as mulheres com escárnio apesar daquela pseudo-sensação-de abertura de que os clérigos quase sempre dão mostra. Tratar mal as mulheres e pior à propria mãe, que afinal se revelou ser uma das pessoas mais sensatas desse diálogo.
Hoje, em dia, assistimos com frequência à afrmação: "Somos contra os fósseis". Porém os requerentes não parecem deixar de usar roupas derivadas dessas matérias fósseis, usar o carro do papá para ir para a faculdade, em suma, queremos afirmar que somos emancipados. Tudo certo, só falta a emancipação do cérebro/mente mas sempre ccom uma consciência de um corpo que nos faz habitar por entre outros corpos e mentes.
Nos dias de hoje, nada temos a aprender na relação entre liliputianos, medrosos e gigantes com cérebros ôcos como em Gulliver de Jonathan Swift. Há muito mais essa hsitória do que isso. Isso são tudo livros subversivos, que devem ser esquecidos, censurados, desvirtuados, reescritos com os dogmas oficiais ou, até, eliminados.
Mas o que é isso de literatura? Guinevere negra, Napoleão gay, Alexandre Magno queer e porteiro de discoteca e os livros de Agatha Mary Clarissa Christie a ser-lhes alterado o vocabulário (para não ofender ninguém e tornar mais real a real história falsificada). Época de falsificadores
Bem melhor mesmo é queimar a Metafísica de Aristóteles pois o filósofo teve a infelicidade de defender a escravatura. Portanto, preto sim, negro não, apesar dos africanos de pele negra terem sido traficados em grandes navios chamados "negreiros". Racismo ou desvirtuar a História?
Robinson Crusoé deveria ser queimado e já agora mudava-se a sexta-feira para não ofender esta geração de gelatina.
Pinóquio, Pinóquio e muitos mais universais textos tudo revertido pela maré da imbecilidade!
Reescreve-los? Oponho-me. Parece que estou a reviver Farnheit 451.
Talvez esta gentinha imbecil se quisesse cultivar mas, ao que parece, nem sabe o que isso é! Pois, não é?!
Sem comentários:
Enviar um comentário